Pesquisar

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

D&D Essentials

O porquê do lançamento de regras simplificadas

Bom pessoal, pra começar (e pra quem tá por fora também), este mês começa uma nova fase da 4ªEdição de Dungeons & Dragons. O lançamento da série Essentials consumirá todo o último trimestre do ano e, se vingar, continuará por um bom tempo.
Na minha humilde opinião, a máquina de fazer dinheiro daWizards deve ter dado uma engripada. Mas para enterder isso devemos lembrar das décadas passadas.
Na década de 1980 (que saudade), o D&D daTSR marcava sua longa tragetória com muitos seguidores lá fora, e até a saudosa primeira edição teve uma versão simplificada e que também foi lançada aqui junto com a caixa preta da Grow, chamada Dragon Quest. Era uma versão simplificada mas muito bem produzida, os livretos que vinham dentro tinham desenhos maravilhosos e eu os guardo até hoje. Os novatos adoraram a idéia e logo partiam para a caixa preta, muito jogada afinal.
No fim de 80 e início da década de 1990, o imponente AD&D dominava as mesas do pessoal mais veterano, e com a jogada de mestre da Abril Jovem, possibilitou que nós, jogadores tupiniquins desfrutassemos deste brilhante jogo. Então, como forma de trazer também a galerinha mais nova que jogava a caixa da Grow e o Dragon Quest, aAbril lnaçou também o First Quest, versão simplificada do AD&D. Porém, o First Quest imbecilizou as regras do AD&D, tornando-as mais simples até mesmo que as da caixa preta. O resultado foi meio que um tiro pela culatra, pois ao invés de passar pelo First Quest e chegar aos livrões do AD&D, os jogadores já foram direto ao ponto, tornando o First Quest um fracasso de vendas, uma das causas do abandono da linha pela editora.
E eis que surge a 3ªEdição no século 21 e sem tempo de uma versão simplificada (pois durou apenas 7 anos no mercado), aWizards logo lançou a revolucionária e ao mesmo tempo amada e odiada 4ªEdição. Entendemos agora porque a máquina engripou. Para sanar os problemas, pois estava difícil atrair seguidores para a nova edição, no fim de 2009 a Wizards of the Coast anunciou o Dragon Quest... digo, o First Quest... digo, a linha Essentials doDungeons & Dragons 4ªEdição.

Volto a dizer, na minha humilde opinião, isto só serve pra encher as algibeiras dos Magos da Costa de peças de ouro. Tudo bem que pode ser uma tremenda sacada esta, mas eu já passei por épocas diferentes e vi estratégias iguais que por mais bem intencionadas que sejam, tem somente um propósito: o lucro. E não a principal via de regra do RPG, a DIVERSÃO.
Abraço a todos e que Jesse Custer os guie...

Nenhum comentário:

Postar um comentário