Pesquisar

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

E saiu no Brasil um dos melhores (e mais baratos) suplementos para D&D 4ª edição, o Raças: Draconato. Dapágina oficial do produto:

Ser um draconato é existir acima da maça de meros mortais, é ser mais importante — descendente dos dragões majestosos e poderosos e portadores do legado da antiga Arkhosia. Jogar com um draconato aventureiro é aceitar essa raça orgulhosa como seu alter ego no jogo, assumir a identidade de um herdeiro de Arkhosia, armado com a baforada e a durabilidade de um dragão que eliminam seus inimigos e enfraquecem seus ataques.

Este suplemento do Livro do Jogador explora os mistérios do Draconato. Propõe aos jogadores de D&D novas possibilidades empolgantes para seus personagens draconatos, incluindo talentos raciais únicos, poderes, trilhas exemplares e destinos épicos além de auxiliar aos mestres com o conhecimento das lendas e aventuras por trás dos draconato.

Nacional versus Importado

Eu já tinha a versão americana do suplemento, e tenho uma nacional em mãos. Mais uma vez a qualidade está ótima. A versão nacional é um pouquinho mais alta, cerca de um centímetro. A qualidade da capa é a mesma, e o papel interno bastante similar, embora o papel da Devir seja um pouco mais leve. As cores e a impressão estão impecáveis.

O conteúdo está tudo lá, e vamos passar por ele rapidamente.

Conteúdo

O livro começa dando uma introdução ao draconato, e conta a origem da raça, os filhos de Io, Deus original dos Dragões. Depois descreve o antigo império de Arkhosia, época que os draconatos dominavam o mundo conhecido. Passamos para família e clã, nomes, etc. Na seqüência temos descritivos para draconatos arcanos, divinos, marciais e primitivos, todos com antecedentes novos e uma trilha exemplar nova.

O livro passa então para uma parte mais mecânica, trazendo novos talentos, quase todos raciais, e grande parte modificando a baforada da raça. Depois temos novos itens mágicos focados na raça dragão, e finalmente um destino épico. Destaque para as caixas de texto ao longo dos capítulos que são super legais, dando dicas de como falar como um draconato, nomes típicos, o seu código de honra e muito mais.

Resumo

Considerando que esse é um livro que pode ser comprado por R$ 13,00 que é praticamente o preço de uma revista, e que o conteúdo é muito bom, recomendo bastante o suplemento. O único caso onde esse livro pode não ser tão útil é se você for o DM (o livro é muito mais focado no jogador), mas vai te ajudar a fazer NPCs draconatos bem mais interessantes. Claro, se você detesta a raça, também vai detestar o suplemento.

Deixo meu parabéns à Devir pela rápida tradução e produção nacional do suplemento: o Raças: Draconato saiu nos EUA em Janeiro desse ano, e a 1ª impressão brasileira aconteceu em Maio de 2010, nada mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário