Pesquisar

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mais sobre D&D 4ª pra vocês

Dungeons and Dragons - Uma Listagem de Classes (Revisada)

Saudações Aventureiros!

Faz um bom tempo que fiz uma listagem de classes com o lançamento do Player's Handbook 2, e estava faltando fazer essa mesma listagem, agora com a vinda do Player's Handbook 3, e a entrada do poder psíquico (Psionic), vou re-organizar o que já saiu oficialmente nos livros e revistas oficiais.










Vendo a tabela (atualizada) acima, temos uma boa variedade de classes já publicadas (25 ao todo), já praticamente suprindo as classes que existiam nas edições anteriores do Dungeons and Dragons. Alguns poderes divulgados nos primeiros livros do jogo foram descartadas, e temos agora 5 poderes principais, mais um que ainda será explorado, o Shadow (a classe é exclusiva para assinantes do DD Insider).

Vamos somente atualizar a nova fonte de poder: Psíquica (Psionic). Temos um controlador tão versátil quanto o mago, o Psionista¹ (Psion - Psionic Controller), juntamente como um bom defensor, o Guerreiro Mental¹ (Battlemind - Psionic Defender), um líder que não se deixa para tráz do Clerigo, o Ardente¹ (Ardent - Psionic Leader), e a volta do Monge (Monk - Psionic Striker), outrora cogitado para ser da fonte Ki - já descartada pelos designers da Wizards of The Coast - e agora um guerreiro com poder sobre o corpo e a mente.

Abaixo temos os outros poderes, publicados originalmente aqui:

Conforme a tabela acima, o poder Arcano (Arcane) é o mais beneficiado dos poderes publicados até agora com 6 classes. Temos desde o sempre indispensável Mago (Wizard - Arcane Controller), o notório Bardo (Bard - Arcane Leader), o Artífice de Eberron (Artificer - Arcane Leader), passando pelos agressores: Bruxo (Warlock - Arcane Striker) e o Feiticeiro(Sorcerer - Arcane Striker) e finalizando com o Lâmina Arcana de Forgotten Realms(Swordmage - Arcane Defender). Com isso, um grupo formado somente com Arcanos fica perfeito!

O poder Divino (Divine) conta com o sempre presente Clérigo (Cleric - Divine Leader) e a nova classe Sacerdote Rúnico (Runepriest - Divine Leader), junto com também sempre presente Paladino (Paladin - Divine Defender), e com os novatos - não tão novos assim... -Vingador (Avenger - Divine Striker) e o Invocador (Invoker - Divine Controller). Um grupo com um indivíduo de cada conceito dos Divinos fica bem equilibrado, cada um com sua função.

O poder Primitivo (Primal) apareceu completamente no Player's Handbook 2, e veio com algumas adições no Player's Handbook 3, e junto com o poder Divino, ficou bem equilibrado. Temos o mais velho representante do grupo, o Druida (Druid - Primal Controller) e o novoPerseguidor¹ (Seeker - Divine Controller), junto com o agora modificado Bárbaro (Barbarian - Primal Striker), e com quase novos Xamã (Shaman - Primal Leader) e o Guardião (Warden - Primal Defender). Outro que fica com o grupo equilibrado.

Por último, e não menos inportante, vem o poder Marcial (Martial), o único poder que não tem todos os representantes nos Conceitos - faltou um Martial Controller - mas que não deixou de ser um grande poder em combate. Temos o velho Guerreiro (Fighter - Martial Defender), e junto com os tão velhos Ladino (Rogue - Martial Striker) e Patrulheiro (Ranger - Martial Striker), e o novo Senhor da Guerra (Warlord - Martial Leader). Depois de 3 livros dos jogadores, o poder Marcial ficou com somente 4 classes...

E eu ainda estou esperando um Controlador Marcial...

Nenhum comentário:

Postar um comentário